Prefeituras podem financiar obras e projetos pela Fomento Paraná com juros reduzidos
Publicado em 14/03/2017

Da assessoria

Prefeitos da região conheceram na última assembleia da Amsop (Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná) as linhas de financiamento ao setor público da Fomento Paraná. A apresentação feita pela gestora de projetos da Fomento Paraná, Emilia Belinatti, e pelo gerente de mercado, Antonio Milek, detalhou as formas de acesso ao crédito pelos municípios, que podem financiar obras e projetos de desenvolvimento urbano.

 “Em muitas cidades as obras precisam ser feitas imediatamente, mas os recursos são limitados e não é possível realiza-las, por isso que, obviamente dentro de uma análise financeira e que não comprometa as finanças públicas, o financiamento se apresenta como uma alternativa viável para realizar obras e projetos de interesse da população”, destaca o prefeito de Coronel Vivida e presidente da Amsop, Frank Schiavini.

 Ligada ao governo do Estado, a Fomento Paraná  financia projetos de serviços básicos, infraestrutura, bens públicos e fortalecimento institucional através do Sistema de Financiamento aos Municípios (SFM), além de prestar assistência técnica. Os recursos da instituição podem ser utilizados pelas prefeituras para construção de creches, escolas e espaços públicos, pavimentação de ruas, gestão de resíduos sólidos e até elaboração de planos diretores e de modernização administrativa.

 Os municípios do Sudoeste podem captar recursos com juros que variam entre 4,25% e 6,25% ao ano mais indexador da inflação, conforme o número de habitantes. Além disso, a instituição também trabalha com linhas de financiamento especiais ao setor privado, principalmente com microcrédito.



Postado por: Celso Carnelutt
Fotos: Amsop