Hospital São Francisco manterá o SUS por mais 90 dias e pode dividir atendimentos com o Regional
Publicado em 01/08/2017

Da assessoria

A reunião da Comissão de Saúde da Amsop desta segunda (31) definiu uma nova proposta para manter os atendimentos do Hospital São Francisco pelo SUS. Prefeitos e gestores dos municípios atendidos pelo hospital definiram que irão ampliar os repasses das Prefeituras em mais R$ 600 mil durante noventa dias e neste período irão buscar um modelo ideal de atendimento junto ao governo do Estado, contemplando também o Hospital Regional.

Com a medida, o descredenciamento do hospital que estava marcado para esta segunda-feira foi revertido e agora o grupo pretende buscar novas alternativas para manter e até melhorar a rede hospitalar da região, segundo o presidente da comissão de saúde e prefeito de Salgado Filho, Elton Pfeifer. “A ideia é permitir um arranjo que seja bom para todos os municípios atendidos e isso envolve uma redistribuição das complexidades que contempla tanto o São Francisco quanto outros hospitais que podem vir a somar no atendimento”, diz.

Na próxima sexta-feira já há uma audiência pública com a direção da Secretaria de Estado da Saúde agendada. Atualmente o Estado já repassa recursos para o São Francisco e banca todo o Hospital Regional, mas a proposta ideal que será trabalhada prevê uma melhor distribuição dos atendimentos entre os dois hospitais.

O Hospital São Francisco manteria os atendimentos da maternidade, pediatria, clínica geral e mais dez leitos de UTI como retaguarda. Já no Regional ficariam concentrados os atendimentos da traumatologia e da neurologia, geralmente atendidos pelo Samu.



Postado por: Celso Carnelutt
Fotos: Amsop