Capacitação do Projeto Rural Sustentável aconteceu em Lajeado Bonito
Publicado em 08/11/2017

Aconteceu nesta terça-feira(07), no município de Itapejara D’Oeste mais uma capacitação prevista no Projeto Rural Sustentável. O evento técnico teve como tema principal a Recuperação de Áreas Degradadas com Pastagem, tendo como estratégia a geração de renda, aliada a conservação ambiental, apontando também para a importância do manejo adequado para a obtenção de bons resultados. Outro tema abordado foi a chamada para aplicação de propostas para Unidades Demonstrativas e Multiplicadoras com encerramento dia 30 de novembro.

O Dia de Campo foi realizado na propriedade do produtor Alvício de Souza, na comunidade de Lajeado Bonito e contou com o apoio de agentes técnicos da SIA – SERVIÇO DE INTELIGÊNCA EM AGRONEGÓCIOS, e ATER ITAPEJARA (empresas que prestam serviços de assistência técnica e extensão rural na região), além de outros atores envolvidos na agricultura familiar como o SINTRAF – SINDICATO DOS TRABALHADORES NA AGRICULTURA FAMILIAR DE ITAPEJARA, e o DEPARTAMENTO DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE DE ITAPEJARA D’OESTE.

O Dia de Campo é uma das ações previstas do Projeto Rural Sustentável e é realizado em Unidades Demonstrativas aprovadas na chamada pública desenvolvida no âmbito do Projeto. O custo para realização do evento e demais ações do projeto é proveniente de uma parceria entre o governo do Reino Unido, o governo do Brasil e o Banco Interamericano de Desenvolvimento e prevê ainda ganhos financeiros para os produtores rurais e agentes de assistência técnica que orientam os produtores e são responsáveis pela submissão das propostas e realização dos Dias de Campo.

O PROJETO – O PRS tem como foco ações para o desenvolvimento da agricultura de baixa emissão de carbono nos biomas Mata Atlântica e Amazônia. O propósito é incentivar o desenvolvimento rural sustentável e a conservação da biodiversidade, através da melhoria das práticas de uso da terra e o manejo florestal pelos pequenos e médios produtores rurais, ao mesmo tempo que contribui no cumprimento dos objetivos do Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (Plano ABC).

Os municípios beneficiários do projeto no Paraná são: Francisco Beltrão, Renascença, Itapejara d'Oeste, Verê, Dois Vizinhos, Realeza, Paranavaí, Nova Londrina, Primeiro de Maio e Bandeirantes.



Postado por: Celso Carnelutt
Fotos: Arquivo